YOGA

O Yoga na Saúde

 A Organização Mundial de Saúde define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.

Pretende-se assim tratar a saúde de uma forma mais ampla e integrada, aliando a medicina convencional a actividades complementares de bem-estar, como o Yoga, cujos benefícios estão já confirmados cientificamente por estudos, como um modo de promover a saúde, prevenir doenças e auxiliar no tratamento de doenças já manifestadas.

O Yoga integra uma visão holística de desenvolvimento global do ser humano. A prática de Yoga equilibra o corpo, a mente e o espirito, qualquer pessoa pode praticar, independentemente da sua condição física e flexibilidade, pois o Yoga é uma actividade de baixo impacto e permite adaptações às necessidades, características e limitações de cada praticante.

Yoga para Grávidas

A gravidez é uma das fases mais importantes da vida de uma mulher, que resulta numa transformação profunda a vários níveis. O yoga ajuda a mulher a lidar com todas as mudanças que vão ocorrendo, a preparar-se física, mental e emocionalmente para o parto e a maternidade, enriquecendo a experiência da gravidez.

O yoga para grávidas promove o vínculo entre e a mãe e o bebé, que começa na gravidez, funcionando como um espaço de recolhimento.

A prática de Yoga é recomendada durante a gravidez, por ser uma actividade de baixo impacto com inúmeros benefícios. A prática é composta por posturas, técnicas de respiração, relaxamento e meditação, adaptados às necessidades específicas da grávida, e é adequada tanto a principiantes como a praticantes de Yoga.

*Nota: Aconselha-se que o Yoga na Gravidez seja iniciado após as 14 semanas de gestação e que consulte o seu médico antes de iniciar a prática.

Benefícios:

  • Favorece o vínculo entre a mãe e o bebé
  • Melhora o equilíbrio físico, mental e emocional e reduz a ansiedade
  • Melhora o tónus muscular, a flexibilidade e a resistência
  • Alivia desconfortos musculares e dores
  • Desenvolve a abertura pélvica e reforça a musculatura do soalho pélvico
  • Favorece a circulação sanguínea
  • Aumenta a capacidade respiratória, oxigenando melhor a mãe e o bebé
  • Combate o cansaço e o stress, e promove o relaxamento
  • Prepara o corpo para o parto e facilita a recuperação pós-parto
  • Desperta a consciência corporal e ajuda a perceber o que o seu corpo necessita

O Yoga com Bebés

Os primeiros anos de vida de um bebé são uma fase importante, de grande desenvolvimento, onde o bebé vai aprender a conhecer, explorar e adaptar-se ao mundo que o rodeia, através principalmente da sua experiência sensorial.

O Yoga para bebés adapta as posturas do Yoga às várias etapas físicas, intelectuais e emocionais dos bebés, estimulando os sentidos, ajudando a integrar os conhecimentos e experiências que vão adquirindo, e facilitando a transição entre os diferentes estágios de desenvolvimento.

As práticas de Yoga para bebés são adaptadas a bebés de diferentes idades e capacidades. Nos primeiros meses de vida do bebé as práticas são compostas por movimentos mais suaves, que se vão tornando mais dinâmicos à medida que o bebé vai crescendo e desenvolvendo, tendo sempre uma componente lúdica, com alegria e amor.

*Nota: Recomenda-se a prática de Yoga para bebés a partir dos 2/3 meses até aos 3 anos.

A prática é sempre feita em conjunto com um dos pais (ou outro acompanhante).

A partir dos 3 anos podem ter continuidade nas aulas de Yoga para crianças.

Benefícios:

à Para os Bebés:

  • Ajuda a um sono mais calmo e regular
  • Contribui para o natural desenvolvimento dos movimentos
  • Promove o equilíbrio, coordenação e habilidades motoras
  • Beneficia a consciência corporal, a confiança física e consciência espacial
  • Estimula o desenvolvimento muscular
  • Beneficia os sistemas digestivo, nervoso, respiratório, imunitário
  • Estimula o cérebro e as aprendizagens futuras
  • Auxilia o bebé na transição de um estágio de desenvolvimento para outro / estimula recentes ou próximas conquistas como o sentar, gatinhar, andar
  • Ajuda o bebé a lidar com a mudança de forma positiva e a integrar novos desafios ao seu ritmo
  • Promove interacção e comunicação entre os pais e os bebés
  • Promove um forte vínculo emocional com os pais

à Para os Pais:

  • Promove o vínculo pais/bebés
  • Ajuda os pais e o bebé a conhecerem-se melhor através da comunicação não-verbal
  • Reduz stress e ansiedade
  • Promove interacção entre os pais e os bebés

 

O Yoga com Crianças

O Yoga para crianças tem como base as posturas de Yoga clássicas, adaptando-as às várias etapas físicas, intelectuais, sociais e emocionais das crianças. O Yoga trabalha o corpo, a mente e as emoções como um todo, desenvolve todo o potencial das crianças, as suas capacidades criativas, intelectuais, emocionais, sociais, éticas, físicas, etc.

Os benefícios da prática de Yoga vão muito além do físico, a aprendizagem é feita de forma intuitiva, utilizando o mundo que nos rodeia e a Natureza, promovendo o respeito por todos os seres, por si próprio e pelo outro. De uma forma descontraída, vão-se trabalhando conceitos e valores que estimulam uma atitude positiva perante a vida, desenvolvem a auto-estima e autoconfiança, melhoram o comportamento, a concentração e aprendizagem.

As práticas de Yoga para crianças são dinâmicas, positivas e divertidas, com posturas, técnicas de respiração, relaxamento, concentração e meditação, mas também jogos, música, dança, histórias, e muito mais…

*Nota:  A prática de Yoga para crianças é indicada para crianças dos 3 aos 12 anos.

Benefícios:

  • Desenvolve a coordenação motora e a consciência corporal
  • Melhora a postura corporal criando estabilidade, equilíbrio, força e flexibilidade
  • Fortalece a musculatura
  • Melhora o fluxo de energia vital do corpo
  • Auxilia o bom funcionamento dos órgãos internos e glândulas, fortalecendo o sistema imunitário
  • Melhora a capacidade respiratória
  • Beneficia o sistema nervoso
  • Melhora o padrão do sono
  • Promove o relaxamento, tranquilidade, a atenção/concentração e a assimilação intelectual
  • Promove a auto-estima, autoconfiança e autoconhecimento
  • Proporciona bem-estar, combate a ansiedade e o stress
  • Estimula o sentido estético, a criatividade e a imaginação
  • Desenvolve o espírito de grupo e a cooperação
  • Promove uma consciencialização ecológica e humanitária