Massagem Infantil
O primeiro, e mais importante, sentido de comunicação entre a mãe e o recém-nascido é o tacto, que funciona como um sistema mediático entre a criança e a pessoa que cuida dela. O toque é uma forma de comunicação, sendo através dele que o bebé recebe mensagens que lhe proporcionam satisfação e prazer.
As capacidades sensoriais dos bebés são fundamentais para o estabelecimento da interacção com os pais. Sabe-se, desde há alguns anos, que a criança quando nasce vem preparada para interagir socialmente, ou seja, ela tem competências inatas que lhe permitem estabelecer uma relação social
A massagem infantil, tem como base os princípios da Associação Portuguesa de Massagem Infantil, que se baseiam na autora Vimala Schneider.
A filosofia desta associação tem como pilar a interacção entre o bebé e família, ou seja, a massagem da mãe com o bebé, em oposição à massagem para o bebé. Permite a partilha e descoberta mútua, numa aprendizagem contínua, favorecendo o crescimento harmonioso da criança com o meio circundante. As técnicas utilizadas têm origem em 4 combinações, nomeadamente:
- Técnica sueca
- Indiana
- Reflexologia
- Yoga
Vantagens da massagem infantil
Para o bebé
- Ajuda a regular o padrão de sono
- Ajuda a reduzir o stresse
- Regula os estadios comportamentais
- Aumenta a flexibilidade e normaliza o tónus muscular
- Favorece no alívio das cólicas e obstipação
Para os pais
- Promove uma vinculação segura
- Melhora a auto-estima e confiança parental, estimula o envolvimento do pai
- Possibilita o conhecimento mútuo entre pais e bebé
- Estimula a produção de leite
O toque é algo natural às relações entre seres humanos, e obviamente nas relações pais – filhos. Com a massagem consegue-se recuperar um pouco do que se foi perdendo, encontrando-se um espaço muito propício ao estabelecimento da vinculação.
Durante a massagem os pais aprendem a conhecer melhor o seu bebé, e podem aproveitar este momento do dia para conversar, cantar e brincar com os seus filhos. Ao estabelecer uma rotina diária que inclua massagem, os pais encontram um tempo privilegiado durante o qual desfrutam do bebé e da relação especial que constroem com ele, e estão, simultaneamente a promover o desenvolvimento físico e psíquico dos seus filhos.
Enfª Maria João André, Especialista de Saúde Materna e Obstetrícia
Enfª Cidalia Machado