Programa de Preparação para o Nascimento e Parentalidade

O nascimento é um acontecimento único na vida de um casal, trazendo consigo o desafio da Parentalidade e uma nova fase do ciclo de vida familiar. Participe neste curso com sessões teórico-práticas e sinta-se mais confiante e preparado/a para enfrentar todos os desafios que a chegada do seu bebé pode trazer. Aprenda estratégias para reduzir a ansiedade, o medo e a dor relacionados com o parto e a parentalidade.

Índice

1. O que é o Programa de Preparação para o Nascimento e Parentalidade?

Preparação | O curso de preparação para o nascimento e parentalidade oferecido pela Clínica Abinicio visa fornecer aos casais uma preparação abrangente para a experiência da gravidez, pré-parto, parto, pós-parto e nascimento.

Abordagem | Os especialistas da clínica abordam uma variedade de tópicos essenciais, visando capacitar os participantes com conhecimentos e competências necessárias para enfrentar essa nova fase da vida com segurança e confiança.

Ambiente | O programa é personalizado e proporciona um ambiente harmonioso e seguro para preparar física e emocionalmente a mãe e o casal durante o pré-parto, o parto e o acolhimento do bebé.

Participação | Os pais são convidados a participar ativamente em sessões teóricas e práticas, com o objetivo de proporcionar uma experiência tranquila e completa da gravidez, além de capacitar o casal com estratégias para reduzir a ansiedade, o medo e a dor associados ao parto, ao mesmo tempo que aumenta sua autoconfiança para a parentalidade.

2. O que está incluído?
Programação Detalhe
Sessões 8 sessões teórico/práticas, cada sessão com duração de 90 minutos
Workshops * Workshops gratuitos até ao nascimento do bebé, com a duração de 60 minutos e com especialistas (enfermeiros e profissionais), onde serão abordadas outras temáticas complementares ao curso.
Apoio à
Amamentação
Consulta de apoio à amamentação vs. vigilância períneo com Enf. Esp. em Saúde Materna e Obstetrícia.
Pesagem Semanal Pesagem do Recém-nascido semanalmente.
Teste do Pezinho Realização do diagnostico precoce: “teste do pezinho” na clínica (necessário agendamento).

* Nota: Os workshops têm um número mínimo e máximo de participantes para serem realizados, sendo importante realizar o seu agendamento para garantir a vaga. A confirmação da realização ou cancelamento do workshop será feita até 48 h antes da realização do evento.

Sabia que…

Pode frequentar os nossos workshops sem estar inscrito no Programa de Preparação para o Nascimento e Parentalidade?
Contacte-nos para mais informações!

3. Conteúdos Programáticos
Sessão Tema Detalhe
1 Apresentação – Experiência da gravidez vs Sinais e sintomas de alerta • Conceitos base – Abordagem de mitos frequentes.
• Conhecer o meu corpo grávido: Alterações anátomo-fisiológicas na gravidez vs. Medidas de conforto para alívio de sintomatologia.
• Intercorrências da gravidez: Sinais e sintomas de alerta
2 Anatomia e fisiologia do trabalho de parto • Sinais de trabalho de parto, características das diferentes fases do trabalho de parto, padrões respiratórios, características da dor do trabalho de parto e medidas de conforto vs. analgesia; parto natural vs. parto instrumentalizado).
• Assistência ao recém-nascido, IA, primeiros cuidados, entre outros.
3 Cuidados no puerpério • Mamas, períneo, alterações emocionais, dinâmica familiar, contraceção, entre outros.
4 Sessão Prática I • Exercícios flexibilidade e fortalecimento de músculos, articulações e ligamentos, importantes no alívio de desconfortos na gravidez e preparação para o parto: básculas. + exercícios de relaxamento.
5 Amamentação • Vantagens da amamentação, fisiologia da lactação, composição leite materno, posicionamentos a adotar, aspetos de uma “boa pega”, entre outros
• Possíveis complicações na amamentação Vs. estratégias de resolução.
6 Cuidados ao bebé I • Preparar o ambiente, a técnica do banho: a importância do toque, cuidados ao cordão umbilical, olhos, nariz, ouvidos, unhas, a posição adequada para dormir, entre outros.
7 Cuidados ao bebé II • Choro e cólicas. Medidas de conforto. Alterações cutâneas no recém-nascido. Vigilância de saúde. Segurança infantil.
8 Sessão Prática II – Simulação do dia do Parto • Rever sinais de parto. Técnicas de alívio da dor: exercícios respiratórios, massagem de conforto vs. técnica de relaxamento.
4. Horário

O programa é constituído por 8 sessões estruturadas teórico-práticas, são realizadas duas sessões por cada sábado:

  • 1ª sessão: 9:00 às 10:30
  • 2ª sessão: 11:00 às 12:30

Para saber as datas que temos disponíveis, consulte a nossa agenda:

5. Inscrições e Custos

A inscrição deverá ser realizada entre as 22 – 24 semanas de gestação. Permitindo assim personalizar a oferta de cuidados e possibilitando desta forma uma aquisição gradual de conteúdos e ainda a possibilidade de frequência num leque alargado de workshops.

Início | Entre a 22ª e a 24ª semana de gestação.
Sendo que poderá haver a hipótese de criar cursos intensivos para mulheres com 30 – 34 semanas de gestação.

Frequência | 1 sessões por semana com duração de 90 minutos.
Programa com duração de aproximadamente dois meses.
Cursos intensivos com sessões de 3 horas, com duração de 1 mês.

Para mais informações acerca da inscrição e custos, contacte-nos.

Equipa

Enfª Maria João André, Especialista de Saúde Materna e Obstetrícia

Enfª Cidália Machado, Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica